Introdução:
O projeto a Escola vai ao Cinema, pretende facilitar o acesso dos alunos a
produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva do
jovem e do adulto, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da
sua competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e as questões
socioculturais mais amplas.
Justificativa:
Na contemporaneidade, é importante que a Educação
Escolar ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma
das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica. Seu uso,
como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos
curriculares e os conhecimentos mais gerais.
Por intermédio da leitura e análise de imagens e de
ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros
aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e
das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação
do aluno. A cada exibição cinematográfica, novos olhares, sensações e
experiências se renovam e se fortalecem e ainda podem gerar reflexões que se
prolongam por toda a vida.
Os universos reais e fictícios projetados na tela
simulam contextos e cenários que retratam valores individuais e coletivos, que
poderão ser discutidos e ampliados por meio do debate com a comunidade escolar.
Com sua expressiva versatilidade, a linguagem
cinematográfica compreende, além de um corpo de conhecimento notável, mecanismo
de interfaces com outras linguagens, dialogando com várias expressões: o
teatro, a dança, a música e as artes plásticas.
Assim, pelo exposto, justifica-se a execução desse
projeto, criando também nova oportunidade para uma concepção mais abrangente da
intersecção educação/cultura.
Objetivo:
Favorecer o acesso dos educandos e educadores do Ensino Fundamental II, à
produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros.
Objetivo Específico:
Que o aluno possa:
• conhecer a linguagem cinematográfica como mais um elemento constitutivo de sua formação;
• analisar produções cinematográficas, estabelecendo o diálogo entre a narrativa do cinema, os conhecimentos adquiridos ao longo da escolaridade básica e os demais conhecimentos;
• incorporar a arte do cinema ao seu repertório cultural, ampliando, assim, sua potencialidade no exercício de uma postura crítica e reflexiva na vida e no trabalho.






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